Pony Club do Porto – Paraíso na cidade!

O Pony Club do Porto é um paraíso inserido no meio da cidade! Um espaço que proporciona muitos sorrisos e transmite muita tranquilidade. Fui recebida com uma energia contagiante e por pessoas que realmente gostam daquilo que fazem!

 

image00001

 

Fiz a minha primeira aula de Equitação com a “Fada” que é uma Égua muito meiga. Começamos com marcha lenta e depois experimentamos um poupo de trote.
A duração da aula foi mais ou menos de 1hora e estamos em completa conexão com o animal.

 

image00002
image00006

 

O Pony Club é uma Instituição de Solidariedade Social que surgiu da necessidade de ajudar pessoas com necessidades especiais. Este projeto pretende através dos animais desenvolver práticas terapêuticas/desportivas que ajudem quem mais precisa.
A equitação terapêutica permite a reabilitação física e psicológica. Ajuda no tratamento de problemas de desenvolvimento psicomotor, desequilíbrios emocionais e dependências. Simultaneamente, é uma atividade que estimula a auto-estima e a confiança.

 

image00003
image00007

 

Depois da aula de equitação, fiz uma visita para conhecer as instalações e os outros animais.
O Club tem atualmente mais de 20 cavalos/póneis que são treinados para os mais diversos propósitos.O local ocupa uma área de cerca 10 mil metros quadrados, com dois campos exteriores para aulas, dois picadeiros cobertos, várias boxes individuais onde ficam guardados os animais e alguns espaços verdes onde passeios os cavalos ao ar livre e se cria o ambiente de horta.

 

image00005
image00011
 
Durante a visita, gostei bastante da forma como os animais são tratados. Toda a equipa dedica muito tempo para prestar o máximo de atenção e cuidados aos animais. Há alguns cavalos que já não estão aptos para trabalhar no club mas são igualmente tratados e mantidos ao ar livre a pastar.

 

image00013
image00010

 

A “Fada” foi a minha companheira nesta visita mas há muitos outros amigos à espera de serem visitados e disponíveis para prestar bons momentos.
Vale muito a pena visitar o Pony Club, nem que seja uma vez para ficarem a conhecer o espaço.
Fica bem no centro da cidade, mas é um espaço com uma tranquilidade sem igual.
Obrigada por esta experiência tão enriquecedora!

 

image00009
image00008