Espelho meu… Serei eu bonita como sou? | Health for Beauty

Nenhum look te ficará bem, nenhuma maquilhagem será suficiente, enquanto tu não fores capaz de olhar ao espelho com aceitação por quem és, mesmo com defeitos e imperfeições.

 
A convite da feira Health for Beauty redigi este artigo em parceria com a Francisca Guimarães, autora do Blog – Miss Kale e autora do Livro “Escuta do teu corpo“. 

“Imagina que neste momento estás despida em frente ao teu espelho. Estás sem roupa, sem maquilhagem, sem verniz e com o cabelo natural

Quais são os pensamentos que imediatamente surgem na tua mente?

Qual a história que a tua mente te conta acerca do teu corpo?

Como te sentes quando acreditas nesses pensamentos, histórias e críticas que a tua mente faz sobre a tua imagem?

Costumo dizer que há uma epidemia de falta de amor próprio. Vivemos na era do perfecionismo, em que o maior desejo é o de ser linda, magra, jovem e deslumbrante hoje, amanhã e para sempre.

Este perfecionismo é uma grande armadilha na qual inúmeras mulheres caem uma e outra vez, dia após dia. Mais, este perfecionismo é absolutamente irreal, pois de maneira alguma o corpo humano foi desenhado para satisfazer os caprichos da mente que exige, nada menos, do que a excelência.

Nenhum corpo é perfeito e, na sua imperfeição, reside a sua história e, acima de tudo, a sua autenticidade.

Por mais que te esforces, nenhum outfit será suficientemente bom para a tua mente, enquanto tu não aceitares primeiro o teu corpo com todas as qualidades e defeitos. Não te peço que gostes do que vês ao espelho, apenas que aceites.

Este é o meu corpo e eu aceito-o tal como ele é.

Quanto ao amor, este acontece precisamente no momento em que tu te aceitas, em que compreendes que a tua beleza reside em cada pedaço de ti, independentemente se a tua mente concorda ou não 😉

Quem serias tu se não necessitasses da aprovação dos outros?

 

A falta de aceitação e amor pelo próprio corpo, frequentemente assenta numa grande insegurança que te faz questionar, a cada passo que dás, o que será que os outros vão pensar sobre mim?

Paralelamente à epidemia do perfecionismo, há outra também relacionada com a necessidade de amor e aprovação por parte das outras pessoas.

De cada vez que tu te focas nos outros, e naquilo que eles possam ou não apreciar, tu desconectas-te de ti mesma, da tua autenticidade e da tua verdade. E quando isso acontece, o desamor por ti mesma naturalmente emerge.

Não te irei dizer sê tu mesma, pois dessa maneira os outros irão gostar de ti. O que sim te quero dizer é sê tu mesma, sem qualquer necessidade de aprovação externa, pois essa é a maior e mais poderosa expressão de beleza.”

(escrito por Francisca Guimarães)

Francisca-Guimaraes-Miss-Kale-7
 
 
 
Durante muitos anos, eu tinha vergonha dos meus dentes e não tinha coragem de avançar com um tratamento ortodôntico porque achava que ia ficar ainda menos bonita. No dia em que percebi que essa falta de beleza eram bichos da minha mente consegui aceitar-me como sou e avançar com o tratamento. Hoje estou a passar por um processo ortodôntico doloroso onde tenho de fazer extrações de dentes estéticos e estou na fase em que sorrio com mais vontade! MC

 

 

 

IMG_6667

 

No meu dia-a-dia, costumava recorrer muito aos tons terra e neutros para me conseguir esconder entre a falta de tempo e o mood “perfeito”. Mas esse mood perfeito, é perfeito para quem? Para mim? Ou perfeito para quem me vê? Então neste look decidi trazer-vos algo diferente do que costumo apresentar.

Já há uns meses que queria um fato cor-de-rosa, mas pensava qual seria o timing ideal para o usar… Será que existe esse timingSerá que preciso de uma ocasião perfeita para usar uma peça? – Cheguei à conclusão que não! O momento é ideal é quando me sentir bem para usar aquele fato! Posso usar num simples passeio pela Baixa do Porto, um jantar com amigas ou num dia de trabalho.
 Acordar de manhã e pensar que o look ideal para aquele dia é aquilo que melhor vai combinar com o meu estado de espírito!

 

IMG_6670

 

Dentro da maquilhagem escolhi uma make up nude, porque é essencialmente isto que gosto de usar! Apesar de arriscar na cor do fato a maquilhagem para mim pode ser bonita mas clean. Gosto de uma pele luminosa, por isso, a hidratação e a escolha dos tons da base são o segredo.
“Arrisco” numa sombra castanha em degradé até ao canto do olho e um eyeliner fino mas que realce o olhar.

Por fim, conjuguei alguns acessórios dourados porque adoro o efeito de realce que faz com o meu cabelo loiro.

 
Se me perguntasses: “Qual seria o look que vestias se não te importasses com a opinião dos outros?” Eu responderia: Seria este conjunto ou qualquer outro que me faça sentir assim tão bem!

(escrito por Mafalda Carvalho)

 

IMG_6671
IMG_6673
8703785919147590185_IMG_5384
IMG_6665
-1582397838234620640_IMG_5186

 

Fato: Sfera

Sapatilhas: Parfois

Sapatos pretos: Zara

Mala: Sfera

Brincos: Missy M

Óculos: Vogue – Ergovisão

Make up: by Joana Carneiro